Os peixes são a quarta categoria de animais de estimação mais comuns no Brasil, atrás apenas de cães, gatos e aves, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São animais muito sensíveis e mesmo nas melhores condições de manutenção e cuidados, podem apresentar algumas doenças. Por isso, é importante reconhecer as doenças, realizar a classificação e tratar com o protocolo mais eficaz e correto.
Existem patologias internas e externas. No que se diz a respeito às patologias externas, temos doenças em barbatanas, pele e guelras. Já as patologias internas, são mais difíceis de serem diagnosticadas, mas alguns dos principais sinais clínicos são: perda de apetite, comportamento de nado peculiar, mudança de cor, apatia, entre outros.
Dentre as patologias mais comuns que acometem peixes, estão:
- Bacterianas: Columnaris, Septicemia bacteriana, Podridão Bacteriana das nadadeiras, Eritrodermatite dos Ciprinídeos;
- Fúngicas: Saprolegnioses, Micose;
- Protozoárias: Ictiofitiríase, Costiose,Quilodonelose, Hexamitose, Lernea, Argulose;
- Viral: Linfocitose.
–x–
Efeitos da Fototerapia:
- Luz Azul: Possui efeito fungicida e bactericida;
- Luz Vermelha: Apresenta efeito anti-inflamatório e possui papel importante na estimulação da cicatrização, no processo de reparo e regeneração tecidual, na microcirculação e angiogênese, além do estímulo sistêmico da Terapia ILIB;
- Luz Infravermelha: Promove analgesia e diminuição de edema, atuando no sistêmica linfático, estimulando o sistema imunológico e possui ação importante em tecidos e estruturas mais profundas.
Efeitos do Ozônio:
O ozônio medicinal atua em patologias bacterianas, fúngicas, protozoárias e virais, estimulando o sistema imunológico, através da ativação de células imunocompetentes.
Terapias integrativas como a Ozonioterapia e a Fototerapia, se mostram alternativas muito eficazes, quando falamos em medicina de peixes.
Além disso, elas podem ser combinadas entre si, potencializando os efeitos do tratamento. Por exemplo, é possível realizar a aplicação subcutânea do ozônio ou ozonizar a água do aquário e também, realizar a aplicação local do laser. Isso irá acelerar o processo de cura do animal.