A Ozonioterapia tem sido utilizada como tratamento de suporte à terapia oncológica, com o objetivo de evitar, diminuir e controlar os efeitos negativos e as complicações geradas pelo tumor e pelo tratamento convencional. O ozônio promove o desencadeamento de reações neurofisiológicas, se revelando como intermediário na integração intracelular, sistêmica e inter sistêmica, causando uma influência multifatorial na patologia, evolução e resultado do câncer.
–x–
Benefícios da Ozonioterapia em pacientes Oncológicos:
- Estimula o sistema imunológico;
- Inibição seletiva do crescimento das células neoplásicas;
- Aumento da sensibilidade das linhas de células resistentes aos citostáticos e a radioterapia;
- Estimula a regeneração dos tecidos normais, que produzem a inibição do crescimento tumoral;
- Combate o estresse oxidativo;
- Elimina os produtos tóxicos do metabolismo através das reações de oxiredução;
- Ativa o sistema neuroendócrino, melhorando, significativamente, a qualidade de vida dos pacientes;
- Estimula a liberação do fator de crescimento derivado das plaquetas;
- Aumento da capacidade antioxidante intracelular;
- Estimula as reações neurofisiológicas, que contribuem para o combate das neoplasias.
Além de todos estes benefícios, o ozônio melhora as funções de transporte de oxigênio do sangue, aumentando a oxigenação nos tecidos e como consequência, ativa o metabolismo intracelular, elevando a elasticidade das membranas dos eritrócitos e diminuindo as manifestações de hipoxia tecidual.
Um estudo feito na Itália demonstrou que, a Ozonioterapia é uma terapia de apoio com o objetivo de evitar fadiga em pacientes oncológicos, minimizando efeitos colaterais provocados pelos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
As aplicações podem atuar de forma local e/ou sistêmica, sendo as principais: hemoterapia intermediária, hemoterapia menor, hemoterapia maior e insuflação retal, além da utilização da água ozonizada. Além disso, pode ser combinadas com outras técnicas, potencializando os efeitos do tratamento.
–x–
Dessa forma, podemos concluir que é esta é uma terapia segura, que promove resultados imediatos, estimula o sistema de defesa corporal e que promove o bem-estar do paciente, principalmente daqueles que estão passando pelo tratamento oncológico.
Referências Bibliográficas:
Battaglini, Bottaro, Dennehy, Barfoot et al.Efeitos do treinamento de resistência na força muscular e níveis de fadiga em pacientes com câncer de mama. Revista Rev Bras Med Esporte Vol. 12, Nº 3 – Mai/Jun, 2006
Hernández, Malpica, González Ozone Therapy as a coadjuvant treatment in veterinary
oncology. Case reports Revista Española de Ozonoterapia vol. 6, nº 1. pp. 231-236, 2016