Ozonioterapia e fotobiomodulação são terapias integrativas que têm sido cada vez mais utilizadas na medicina veterinária. Recentemente, um caso de sucesso foi registrado em um cão com lesão causada por picada de aranha-marrom. O tratamento teve como objetivo acelerar a recuperação do animal.
Após a realização de exames físicos, foi possível identificar que o cão apresentava necroses na porção medial do membro pélvico direito e região de baixo ventre. As terapias de fotobiomodulação e ozonioterapia foram aplicadas de forma alternada durante o tratamento, em sessões realizadas três vezes por semana nas primeiras duas semanas e, posteriormente, uma vez por semana.
Laser e ozonioterapia
Durante a evolução do tratamento, foram utilizadas diferentes doses, vias e formas de aplicação de luz vermelha, infravermelha e LED azul. A ozonioterapia foi realizada por meio da aplicação tópica em concentrações que foram reduzidas conforme a evolução das fases de cicatrização da ferida. Após dois meses de tratamento, foi possível observar uma melhora significativa na lesão do animal.
A utilização de terapias integrativas em animais tem se mostrado uma alternativa eficiente para acelerar a recuperação de lesões. Nesse caso, a ozonioterapia e a fotobiomodulação foram essenciais para a recuperação do cão com lesão causada por picada de aranha-marrom. É importante ressaltar que essas terapias devem ser aplicadas por um profissional habilitado e capacitado.
Confira o artigo na íntegra: http://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/3056/3079