Caso Clínico: Otites

A Otite é definida como inflamação do canal externo, médio ou interno do ouvido. Estima-se que a otite afete 5 a 20% da população canina e 2 a 6% da população felina. A etiologia da otite é multifatorial, sendo isolados vários agentes no conduto auditivo: como bactérias, fungos e ácaros.

Fototerapia em Otites

Atua combatendo a inflamação, diminuindo significativamente o eritema, edema , ulceração na parte interna dos condutos, eliminando a dor. Atua com efeito bactericida e fungicida principalmente em otites causas por Malassezia pachydermatis e bactérias Staphylococcus intermedius S. intermedius, Streptococcus sp. e Pseudomonas sp.

Efeito das Luzes na Otite

–> Azul: Efeito bactericida, fúngico, promove hidratação e limpeza de tecidos. Previne e trata infecções e lesões.

–> Vermelha: Combate processos inflamatórios, atua na regeneração dos tecidos, vascularização e angiogênese, responsável por realizar terapia fotodinâmica.

–> Infravermelha: Função analgésica , anti-inflamatório e aumenta 40% de absorção farmacológica.

No caso acima, temos uma Golden Retriever com otite crônica, tratada pela M.V. Nathalya Migliorini. É possível observar o resultado já na segunda sessão de laserterapia.

Foi utilizado o LED Azul como ação bactericida, fungicida e para tratar a infecção e o Laser Vermelho, para tratar a inflamação e dor.

Leave a Reply