Caso Clínico: Laserpuntura em Equino

A Acupuntura é um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa desenvolvido há mais de 3 mil anos que visa a obtenção do equilíbrio energético do organismo dos animais.

Este conhecimento milenar tem permitido grandes avanços na terapêutica veterinária, possibilitando o tratamento de algumas doenças que antes tinham um reservado a ruim.

Fototerapia na Acupuntura

Na fototerapia, maioria das vezes, é utilizado o modo pulsado.

Neste modo, a frequência é medida em Hertz, que expressa ciclos durante 1 segundo. Não é invasivo, é indolor, promove relaxamento e alívio da dor, além de liberação de uma gama gigantesca de opioides endógenos, fazendo com que o período de internação seja mais leve e menos traumático.

Efeito das luzes na Acupuntura

Doenças respiratórias, doenças musculares, como: displasia coxofemoral, artrite, artrose, hérnia de disco, doenças dermatológicas, doenças relacionadas ao sistema gastro-intestinal, doença neurológicas, auxilia
na recuperação após procedimento cirúrgico, distúrbios endócrinos.

–> Vermelho e Infravermelho: ambos estimulam acuponto e
produzem efeitos bioestimuladores com ação anti-inflamatória e analgésica. São indicados para alívio da dor, além de acelerar a reparação tecidual.

Neste caso, temos um Equino com tendinite, tratado pelo Dr. Jean Joaquim. O resultado foi pós imediato da sessão de laserpuntura.

No tratamento foi utilizado o Laser Vermelho, atuando no processo inflamatório; e o Laser Infravermelho com função analgésica.

Leave a Reply