
A Dermatite Atópica Canina (DAC) é uma doença crônica da pele que provoca a inflamação ou hipersensibilidade devido a uma alergia. Os cães afetados coçam e se esfregam constantemente tentando aliviar o seu desconforto. Afeta principalmente os cães jovens, embora também possa aparecer em adultos.
A DAC ocorre quando cães hipersensíveis contactam ou inalam alérgenos, como: ácaros do pó, pólens, agentes poluentes e leveduras, produtos químicos para limpeza doméstica originando a reação alérgica cutânea.
Fototerapia em DAC
Combate o processo inflamatório, diminui significativamente eritema, edema, hidratação e limpeza da pele, reduzindo a hiperpigmentação e prevenindo infecções secundárias (fúngicas ou bacterianas). Atuando em também na pele mais fina, com colágeno e elastina.
Efeito das luzes na DAC
–> Azul: Efeito bactericida, fungicida, promove hidratação e limpeza de tecidos. Previne e trata infecções secundárias e lesões.
–> Vermelha: Combate processos inflamatórios, atua na regeneração dos tecidos, vascularização e angiogênese, aumenta fibroblastos e acelera a produção de fibras de colágeno dando mais sustentação ao tecido mais fino.
–> Infravermelho: Efeito analgésico e aumento de absorção farmacológica em até 40%.

No caso acima, temos um Buldogue com DAC, tratado pelo Dr. Rafael Traldi. É possível notar o resultado após uma semana de sessão de laserterapia.
Foi utilizado o LED Azul como ação bactericida, fungicida, atuando na limpeza e hidratação do tecido, o Laser Vermelho, atuando no processo inflamatório, e o Laser Infravermelho, com função analgésica.