Caso Clínico: Fratura de Quilha e Lacerações no Tórax

Quilha é o osso interno situado no peito das aves onde prendem-se os músculos que dá movimento as asas, chamados de músculos peitorais, que tem forma de uma quilha de barco.

As fraturas em aves tendem a ser expostas e cominutivas, em virtude da insuficiente cobertura de tecidos moles. Quando expostas, as fraturas apresentam alto risco de osteomielite e consequentemente, podem desenvolver união atrasada ou não-união.

Fototerapia em fraturas e lacerações

Combate a inflamação, diminui significativamente a dor do animal, com função analgésica e antiinflamatória, diminui edemas, promove bioestimulação profunda.

Efeito das luzes em fraturas e lacerações

–> Azul: Efeito bactericida, promove limpeza de tecidos. Previne e trata infecções e lesões.

–> Vermelha: Combate processos inflamatórios, atua na regeneração dos tecidos, vascularização e angiogênese.

–> Infravermelha: Função analgésica , antiinflamatória e bioestimulação profunda.

No caso acima temos uma Caturrita (Myiopsitta monachus) resgatada pela Fujama (fundação do meio ambiente, apresentando laceração no tórax e fratura de quilha, tratada pelo M.V. Igor Martins.

Mesmo se tratando de uma lesão mais extensa, o resultado apareceu após 28 dias de sessão de laserterapia. Foi utilizado o LED Azul como ação bactericida, atuando na limpeza e hidratação do tecido; o Laser Vermelho, atuando no processo inflamatório, estimulando síntese de colágeno e elastina; e o Laser Infravermelho, com função analgésica e regeneração profunda.

Leave a Reply