Fotobiomodulação e terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da otite ovina

A otite é uma grave infecção do canal auditivo, que causa coceira e prurido intensos, podendo evoluir para casos mais sérios. Essa inflamação pode ser causada por corpos estranhos, alergias, bactérias, parasitas, atopia e leveduras.

Há diversos tratamentos disponíveis, como anti-inflamatórios, antibióticos e antifúngicos, mas, com o tempo, eles podem perder sua eficácia, levando a prejuízos econômicos.

Por conta disso, a fotobiomodulação e a terapia fotodinâmica antimicrobiana vêm ganhando espaço como terapias complementares e como uma alternativa a remédios antibióticos.

Estudo de caso

O caso analisado nesse estudo foi o de uma ovelha de 4 anos que apresentava otite bacteriana. O animal apresentava muitos sintomas: constantemente chacoalhava a cabeça, possuía edemas, feridas, problemas no equilíbrio, otalgia e inchaço nos gânglios linfáticos.

Mesmo após passar por um tratamento com antibióticos e as crostas terem sido limpas com iodo, não houve evolução no quadro. Por isso, o corpo médico prescreveu fotobioestimulação por três dias seguidos, trabalhando sete pontos na superfície externa e quatro na superfície interna de ambas as orelhas.

Resultado do tratamento

No quarto dia de hospitalização, a ovelha mostrou redução nas lesões, diminuição dos edemas e ausência de dor. No sexto dia, apresentou otorreia mucopurulenta, que permitiu a confirmação do diagnóstico de otite bacteriana.

Dez dias após o início do tratamento, o animal menos otorreia, não sentia dor e estava em processo normal de cicatrização. Para as feridas ainda abertas dentro do canal auditivo, foi feita uma sessão extra de fotobioestimulação com luz vermelha.

Em um ciclo de dezessete dias, o animal se mostrou completamente recuperado, sem apresentar feridas nem secreções. Mesmo após um monitoramento de 30 dias, o paciente seguiu saudável e sem recaídas, sendo considerado curado pelo time de veterinários.

O estudo ocorreu na cidade de Ilhéus, Bahia, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e demonstrou a eficácia dos tratamentos alternativos da fotobiomodulação e terapia fotodinâmica antimicrobiana contra a otite bacteriana, provando a importância do desenvolvimento de tratamentos não-convencionais.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de acompanhar o blog da Ecco Vet e nosso Instagram para ficar por dentro de novas descobertas e estudos!

Laser Photobiomodulation and Antimicrobial Photodynamic Therapy in the Treatment of Ovine Otitis – Acta Scientiae Veterinariae, 2021.

Link original: https://www.ufrgs.br/actavet/49-suple-1/CR_640.pdf

Open chat
Olá! 👋
Gostaria de conhecer mais sobre os equipamentos da ECCO Vet?