TERAPIA A LASER DE BAIXO NÍVEL NA MEDULA ÓSSEA REDUZ CICATRIZES E MELHORA A FUNÇÃO CARDÍACA PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM SUÍNO

TERAPIA A LASER DE BAIXO NÍVEL NA MEDULA ÓSSEA REDUZ CICATRIZES E MELHORA A FUNÇÃO CARDÍACA PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM SUÍNO

Objetivo do estudo

O presente estudo analisou suínos que apresentavam lesões na artéria coronária esquerda, com o objetivo de determinar se a aplicação de fototerapia de baixo nível em células-tronco na medula óssea poderia afetar o coração suíno pós-infarto do miocárdio e reduzir cicatrizes.

Quais foram os métodos utilizados?

Para analisar a eficácia do tratamento, os animais foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu tratamento a laser, enquanto o segundo serviu como controle.

Dessa forma, a fototerapia foi introduzida nos ossos da tíbia e da ilíaca em determinados momentos após os infartos. A primeira sessão ocorreu 30 minutos após o infarto, depois no segundo e no sétimo dia.

A extensão das cicatrizes foram analisadas por histologia e ressonância magnética, enquanto a ecocardiografia foi utilizada para analisar a função cardíaca.

Conclusão

O primeiro grupo, que recebeu tratamento fototerápico, apresentou uma melhora significativa na circulação sanguínea, sendo 2 vezes maior do que no outro grupo.

Também se observou que a cicatrização dos tecidos danificados pelos infartos também foi significativamente melhor.

Ao fim do estudo, observou-se que o processo de cicatrização e angiogênese foram eficientes e aprimoraram-se durante todas as fases do tratamento, auxiliando na recuperação clínica dos suínos analisados.

Confira o estudo completo em: https://www.liebertpub.com/doi/ab s/10.1089/pho.2015.3988

Open chat
Olá! 👋
Gostaria de conhecer mais sobre os equipamentos da ECCO Vet?