A laserterapia e ozonioterapia têm ganhado destaque no tratamento veterinário devido aos seus benefícios na recuperação e cicatrização de animais. Neste artigo, abordaremos um estudo de caso em que essas técnicas foram aplicadas no processo de cicatrização de um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis).
Estudo de caso
O estudo analisou o caso de um ouriço-cacheiro fêmea adulto que sofreu ferimentos após ser atacado por um cão. Para tratar a área lesionada, os veterinários optaram pelo uso conjunto de laserterapia e ozonioterapia.
A laserterapia é uma técnica não invasiva que utiliza luz infravermelha para estimular a regeneração celular e acelerar o processo de cicatrização. Neste caso, foi aplicada uma potência de 3 joules em toda a borda da ferida do ouriço-cacheiro.
Já a ozonioterapia consiste na aplicação de uma mistura de oxigênio e ozônio no local da lesão. Para este tratamento, foram injetados 20 mL do gás na concentração de 10µg/L e uma média de 1 mL da solução foi aplicada em cada infiltração ao redor da área lesionada.
Tratamento e resultados
O tratamento teve duração total de 97 dias e só foi encerrado após o fechamento completo da lesão. A associação da fisioterapia com a laserterapia e ozonioterapia mostrou resultados benéficos na cicatrização da ferida do ouriço-cacheiro.
Os profissionais observaram que a combinação dessas técnicas auxiliou no processo de cicatrização, diminuindo o processo inflamatório, acelerando o crescimento tecidual e melhorando a qualidade do tecido de granulação.
Para conferir o artigo na íntegra, acesse